18.9.11

"O Vendedor de Armas", de Hugh Laurie, é inteligente e hilário

O VENDEDOR DE ARMAS
DE HUGH LAURIE

Hugh Laurie vem desde sempre se provando um verdadeiro artista completo. Além de um excelente ator, Laurie também realiza trabalhos como diretor, escritor e músico. Quando fiquei sabendo que sua obra literária "O Vendedor de Armas" seria lançada no Brasil, não pude evitar de comprar, e digo-lhes que valeu a pena.
O livro nos apresenta Thomas Lang, um ex-soldado inglês com um humor bem aguçado que recebe uma tentadora proposta de matar um homem chamado Alexander Woolf. Lang recusa a proposta e resolve alertar Woolf de que alguém pretende matá-lo, mas quando se vê envolvido com poderosos diplomatas, um perigoso vendedor de armas e apaixonado pela filha de Alexander, Sarah Woolf, Lang acaba numa baita enrrascada.
Thomas Lang é quem narra a história durante o livro inteiro, e se apresenta bem apropriadamente a nós leitores. Assim também o faz com os outros personagens. David Solomon se mostra um fiel e seguro companheiro/amigo que se preocupa bastante com Lang, mas as relações que realmente chamam a atenção do leitor são com os Woolf e o diplomata Russell P. Barnes. A história gira em torno de um helicóptero até então chamado de "Pós-Graduado" que precisa ser vendido para o suposto combate ao terrorismo, uma verdadeira máquina de matar. Tendo já se envolvido com Alexander Woolf, Lang se apaixona por Sarah Woolf, cuja vida está em risco. Com a vida de Sarah nas mãos de Barnes e o vendedor de armas Naihm Murdah, Lang não tem escolha a não ser fazer o que lhe é mandado.
Em sua narração da história, Lang deixa bem claro o que pensa de cada um dos personagens que nos são apresentados por ele e isso é bem legal, pois você acaba imaginando a personalidade de cada um de modo bem familiar pois isso lhe está sendo contado de uma forma natural e não muito informal, forma que você provavelmente usaria ao descrever alguém. O humor de Lang funciona muito bem, o personagem faz piadas naturais com os outros personagens e muitas vezes com sua própria situação, mesmo sendo esta ruim ou não.
O modo como Thomas descreve as coisas é bem cômico, natural, literal e fácil de se entender. Geralmente o personagem faz piadas com a aparência principalmente de seus inimigos ou de quem não gosta. Os exemplos mais comuns são o "brilho de Murdah" e as rugas de Barnes. Outro detalhe que me chamou a atenção é o quanto Hugh Laurie foi preciso ao descrever os locais e trajetos feitos por seu personagem. Quando Lang está se locomovendo por Londres ou pelo mundo, é descrito cada rua, cada esquina pela qual o personagem passa e geralmente há várias referências de locais próximos. Quando Lang viaja para fora de Londres, ele faz uma excelente descrição do local onde está, como está, e etc.
Os palavrões não são exagerados e contribuem bem para o humor, os tradutores souberam encaixar bem os palavrões "nacionais" para traduzir os "internacionais" no livro. Provavelmente, o maior defeito do livro são alguns erros de ortografia e digitação. Como a estreia de Hugh Laurie, podemos ver que alguns erros derivam de sua própria escrita, mas há também erros em que podemos perceber que foi uma escorregada dos tradutores.
Os capítulos do livro não são grandes, são médios e o modo como a história se constrói e se desenvolve não torna a leitura cansativa. Por outro lado, você tem uma ótima experiência com uma leitura divertida a cada capítulo. Mas é claro, à medida que a história se desenvolve, você vai tendo que colocar a cabeça pra pensar um pouco mais, mas nada é muito complicado. É interessante também como Lang demonstra seu gosto para músicas, filmes, decoração e é claro, armas. As partes de ação e combate no livro são muito bem descritas e te fazem imaginar bem a cena e te envolver nela, especialmente quando se passa uma situação tensa.
Muitos capítulos do livro, ao acabar, vão te puxar para o capítulo seguintes pelo simples fato de você querer saber o que vai acontecer ao seguir na história, principalmente nos capítulos finais. Foi isso o que me fez terminar de ler o livro hoje, cada capítulo que acabava me fazia querer saber mais ainda o que aconteceria em seguida. Um outro pequeno defeito é como Lang descreve o final de algumas ações, o que pode deixar um pouco confuso. Por exemplo; em certa parte do livro, deduzi que Lang havia matado Sarah, pois ele não defenia exatamente o que tinha feito, mas depois é melhor explicado.
Conclusão Final: Com humor fantástico, uma história inteligente e um protagonista simpático, "O Vendedor de Armas" é um livro realmente agradável de se ler e muito divertido. Ainda que com alguns defeitos, é uma excelente estreia de Hugh Laurie na literatura, uma ótima obra da ficção britânica. Recomendado!

Nota: 8.0

0 comentários:

Postar um comentário