30.12.11

A Valve Sabe Contar até 3?

CRÍTICA PARTE 2/2 com Spoilers
PARTE 1:  http://blasterlizard.blogspot.com/2011/12/faculdade-nunca-preparou-voce-para-isso.html 
HALF LIFE SERIES
THE VALVE COMPANION HISTORY - HALF LIFE 2: EPISODE THREE - GARRY´S MOD - TEAM FORTRESS - HALF LIFE: DAY ONE - HALF LIFE: UPLINK - HALF LIFE: DECAY - PERSONAGENS.



Companhia Valve
Valve Softworks trata-se de uma empresa norte americana, que participa da produção de outros jogos e os distrubui, através de seu software chamado Steam, principal mercado virtual de jogos e um dos mais conhecidos hoje em dia.


Citadela e City 17 em perigo... Corram!

Ela foi criada com o intuito de retardar a falsificação de jogos, tornando jogos originais mais baratos e milhares de vezes mais fácil de se obter. Prejudicando os camelôs e vendedores ambulantes, ou até mesmo usuários que optam por downloads ilegais de cópias não permitidas de jogos.

A produtora também faz jogos, como Half-Life, Left 4 Dead, Portal, Counter-Strike e Team Fortress. A empresa tem um elenco de desenhistas e animadores virtuais como Ted Backman, Kelly Bailey (sonoplasta, musíco). Jeff Ballinger (Ator de Gráficos), Aaron Barber (desenvolvedor de capítulos e artista gráfico em terceira dimensão) e lógico o tão sucedido roteirista Marc Laidlaw e Gabe Newell, o fundador da Valve Companion


Você com certeza precisará chamá-lo

Half Life foi o primeiro grande título de sucesso da Valve (verdadeiramente produzido por ela, pois Counter Strike, Team Fortress são apenas modificações do jogo original e Portal foi um jogo criado por meninos inexperientes, que teve sua idéia comprada pela empresa, originando Portal 2) pois bem, o seu primeiro título foi lançado em 1998 intitulado somente como Half Life, na qual você controlava um perito formado em PhD em Física Teórica na MIT. Você pode visualizar esta matéria completa através do link: 
http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/12/faculdade-nunca-preparou-voce-para-isso.html 

Half Life: Day One

Half Life Dia Um (tradução) é apenas o demo inicial de Half Life, o jogo começava
normalmente, por Gordon precisando fugir de Black Mesa, porém esta demonstração iria somente até a missão "We´ve Got Hostiles".

Half Life: Uplink

Esta também é uma demonstração de Half Life 1, porém menor, esta fase foi um projeto da Valve de uma demo quando o jogo ainda estava em produção e nela, seu objetivo era enviar um sinal para o Complexo Lambda. Esta demo foi lançada dia 19 de Novembro de 1999.

Half Life Decay

Esta foi a última das 5 expansões de Half Life, que acompanharam Blue Shift e Opposing Force, nela, você controla dois personagens distintos, amigos de Gordon Freeman, eles são agentes da Black Mesa, que trabalhavam junto com ele, denominados por Gina Cross e Collete Green. Este foi um jogo que primeiramente era exclusivo para o Playstation 2 porém depois foi transformado em mod para PC, e acabou sendo aprovado pela Valve, indo assim, para s Steam.

Half Life: Source

Esta é a cópia idêntica de Half Life 1, porém totalmente remasterizado com a engine Source, da Valve que originou o mesmo Counter Strike Source também, através de um mod deste. Seus gráficos evoluíram bastante com essa melhoria por parte da Valve Softworks.




PERSONAGENS
Gordon Freeman
27 anos de idade, é o protagonista de Half Life 1, ele é um dos físicos e estudantes da MIT que se forma, indo trabalhar logo depois na companhia de estudos químicos e físicos de Black Mesa que é uma instalação secreta que reside em Novo México nos Estados Unidos. Porém, quando G-Man aparece a ele, e lhe lança a possibilidade de ir trabalhar com ele, ou escolher pela morte, Gordon se vê em uma pressão diante do estranho familiar e aceita sua proposta.

Gordon fica preso no tempo-espaço por mais 17 anos aproximadamente, acordando em um trem, com destino para City 17, mas detalhadamente, em uma das estações da própria cidade, e recebe o dever de conter que a Cidadela de City 17 seja dizimada por um reator onde seu núcleo está corrompido e os Xen (Xenianos, alienígenas que escapam dos portais de Black Mesa para atacarem a companhia


Já em Half Life² Episode One, Gordon acorda na Citadela, porém completamente destruída, junto com Alyx e Dog (um robô cibernético construído por Eli Vance para defendê-la dos perigos de City 17 e de Black Mesa), com o ataque da explosão previsto em algumas horas, eles precisam chegar até o reator, atrasar sua explosão e fugir da cidade com vida. Algo alá James Bond ou trabalho típico de Missão Impossível.


Barney Calhoun

Outro Sobrevivente da Black Mesa, no Novo México, ele sobreviveu a uma explosão no elevador, que causou a morte de outros dois cientistas, exceto a dele. Já em Half Life², Barney é um dos 3 personagens que sobrevive até o fim do título anterior, e agora encontra-se junto com Gordon e Alyx para tentar sobreviver a Explosão de Citadel.

Barney em L-H² também foi o responsável por salvar Freeman de seu terrível destino na prisão de City 17. Quando ele foi salvo e resgatado, o acontecimento na Citadela ocorreu.


Adrian Shephard

Este é um fuzileiro norte americano que trabalha para o governo dos Estados Unidos. Ele é atacado por Xenianos em um helicóptero juntamente com outros três soldados, que acabam falecendo. Este é um personagem jogável e protagonista na série de expansão Half Life Opposing Force, porém ainda não se sabe se este personagem fará parte de outros títulos como o Episode Three

G-Man, o misterioso e desconhecido personagem de Half Life

G-Man
Este homem é dado como um mistério absoluto nesta franquia. Não se sabe a origem de seu nome, e nem seu papel para o desenrolar da história. Apenas existem diversos boatos que G Man pode ser um deus, considerando o fato de G = god (deus em inglês) e Man = homem, que no caso, faria um papel de intermediário entre o céu e a Terra. Ou que ele é um trabalhador do governo, graças ao seu nome G = Governmment + Man = homem; ou até mesmo o próprio Gordon Freeman do futuro graças ao seu G = Gordon + Man = freeMAN.


Alyx Vance e Eli Vance
Alyx é filha de Eli (pai dela), ambos fazem parte de uma liga rebelde contra os Combines. A. Vance é responsável por ajudar Gordon contra uma confusão por parte dos alienígenas. Enquanto isso o pai dela, Eli, tem um papel diferente no jogo, é ele que ajuda Gordon a chegar a superfície da Terra quando ele estava preso e ele também é um dos únicos sobreviventes de Black Mesa.

Judith Mossman

Mossman é um personagem de caráter indecisivo e também muito desconfiador. No começo do jogo, ela ajuda Eli Vance na Ala Oeste de Black Mesa, porém depois ela também ajuda Dr. Breen, que é o antagonista da série. Por fim ela acaba optando por ficar do lado de Gordon e os outros.


Kleiner, what have you did with the
Combines my good lord?
Dr. Breen
Este é o Chefe dos Combines, e também o representante dos humanos no grupo deles e no próprio grupo de humanos, ele é o principal acusado de ter gerado os acidentes com a relíquia que estava em experimento que assim causou a abertura dos portais, originando a existência dos Combines e dos Xen na Terra. Sendo ele o principal vilão da linha do tempo de Half Life.


Dog
Contruído e modelado por Eli Vance em Half Life² para cuidar de Alyx, trata-se de um cachorro robô que incrivelmente possui sentimentos e sente afeto. Ele salva a vida de Gordon Freeman várias vezes, incluindo uma delas quando Dog retira Gordon dos destroços de Citadela, quando ela é destruida pelo reator. Já em Episode Two, Dog é responsável por salvar Gordon de um Strider.


O cão robô, no começo de sua existência, não passava de um mero protótipo de cachorro, com proporções do mesmo tamanho de um, porém Alyx vem adicionando partes extras conforme sua tragetória pela City 17 e Citadela. No fim da série, ou pelo menos até agora, Dog já estaria medindo quase 3 metros de altura.


Dr. Issac Kleiner e Lamarr
Lamarr, o único Headcrab domesticado
conhecido no mundo de HL
Ele é o antigo professor de Gordon Freeman, ensinava tecnologia avançada para seus alunos e recentemente havia se tornado um cientista que estaria ajudando os habitantes (ou o que restou deles) da City 17. Kleiner é aliado de Alyx Vance e Eli Vance, além de, logicamente, Gordon Freeman.


Kleiner possui um headcrab, animal aracnídeo que se parece muito com uma aranha, porém de apenas 4 patas, que costuma se esconder em dutos e tubos. Trata-se de um animal selvagem existente em Half Life, porém Issac conseguiu o domesticar e lhe apelidou de Head Humpers.


Headcrab também são chamados por Parasitics pelos Combines, eles são os mais famosos alienígenas de toda a série Half Life.


O nome verdadeiro do Head Humper de Kleiner é Lamarr, que o próprio Issac K. deu a ele. Ela não gosta muito de Barney e por isso, quando ele aparece, ela foge para os lugares estreitos mais próximos, como vias fechadas e dutos, como é de sua natureza.


Headcrab conseguem pular até no máximo 3 metros (10 pés de distância) em qualquer sentido e direção, eles andam nas quatro patas e tem um tamanho consideravelmente pequeno, são inofensíveis sozinhos, porém muito letais em bando.


Estes animais são frequentemente estudados em Black Mesa e Gamma Labs, porém como estes também são considerados como Xens, são tratados com muito cuidado e preucaução. Abaixo você pode ver uma foto da Gamma Labs, situada na parte exterior de Black Mesa.


GAMMA LABS, situada na parte exterior de Black Mesa
Combine Advisor
Este é um personagem secreto em Half Life, assim como Lamarr. Teoricamente, o Combine Advisor é o único indivíduo que realmente pertence a raça dos Combine da forma que eles realmente são, como o personagem é muito pouco mostrado, não se sabe ao certo se é isso mesmo, porém, todos os outros, de certa forma, seriam parte de um experimento de teste da tecnologia dos Combines ou fariam parte de uma raça escravizada de outros seres vivos, de uma espécie distinta.

TEAM FORTRESS
Bio:
Team Fortress é um dos mods tão famosos de Half Life e da Valve, assim como Counter Strike e o divertido Garry´s Mod. Primeiramente, TF1 foi lançado em 1996, dois anos antes até mesmo de seu primeiro Half Life, por fãs. O jogo é a modificação do game Quake 1, que depois foi remasterizada pela engine de Quake World (uma melhora muito melhor por conter dados de netcode melhorada).


Porém em 1998, a Valve comprou a Team Fortess e a publicou como obra de sua empresa agora, e os seus desenvolvedores originais, prometeriam uma continuação, que agora, com a ajuda da Valve, havia ficado muito mais fácil dessa idéia se tornar um sucesso. E realmente foi, pois em 1997, ambas produtoras já aviam anunciado Team Fortress Classic, para o Half Life, que seria uma breve continuação de seu antecessor.


Team Fortress 2 foi recentemente lançado, incluso na Orange Box, para PC e XBox 360, que resultou em melhorias na parte de estratégia, sem tirar aquela mágia e ação desenfreada de first person shooter (que a Valve é bem especializada), para fazer um jogo digno de sucesso.


GARRY´S MOD
Garry´s Mod: Ghost e Soap MacTavish no serviço.
Garry´s Mod nada mais é que mais uma modificação (evidente, já que seu nome já diz tudo a respeito) da engine Source. A idéia de entretenimento principal do jogo é, através de um jogo Sand Box a.k.a Open World (mundo aberto, assim como a maioria dos RPG´s e jogos como Far Cry, GTA, Red Dead Redemption etc) poder dar o jogador a chance de manipular pessoas e objetos através da física, e ver de que forma elas reagem de acordo com seu comportamento (IA - Inteligencia Artificial).

O Garry´s Mod so irá de fato rodar, se você possuir algum outro jogo de mesmo motor Source instalado em seu computador, como Half Life 2 e Team Fortress 2. Você tem a opção de baixá-lo separadamente pela Steam, ou comprá-lo juntamente com estes outros dois jogos.

Para falar a verdade, Garry´s Mod faz parte de uma franquia de 11 outras versões deste mesmo jogo, que foi criado por Garry Newman, onde seu primeiro intuito era que o jogo pudesse atar e juntar dois ou mais objetos, tornando-os apenas um. Este software foi produzido em 2005, então sua modificação foi ganhando mais modificações e ferramentas, tornando-se outro jogo estilo sandbox, que é tão considerado hoje em dia.

Garry´s Mod, de acordo com a Steam, é considerada como um jogo independente e não de uma modificação barata de um fã (ou de vários fãs, tecnicamente). O game recebe updates da própria Valve e também da Steam. O jogo por fim, foi disponibilizado para venda somente no 29 de Novembro de 2006.

Outra função interessante de Garry´s Mod, vocês já devem ter imaginado, olhando para a imagem acima, que traz Ghost, um veterano da Task Force, juntamente com Soap MacTavish, praticamente o protagonista de Call of Duty: Modern Warfare. Enfim, o jogo também conta com a novidade que você além de poder criar personagens, você pode controlá-los livremente e mudar suas expressões faciais facilmente, tornando um belo modo de contar histórias, reproduzir filmes ou se divertir com cenas engraçadas.

PORTAL

Half Life sempre foi um jogo de sucesso, mas francamente, não há gente que já não tenha comparado e também "acompanhado" o sucesso que Portal vem trazendo ao mundo dos games, principalmente tratando-se que Portal, se trata de um 'mod' e Half Life não.

Portal 1 teve sua origem no ano de 2007. Ele é mais um jogo que vem incluso no Orange Box, juntamente com 5 jogos, sendo alguns deles o Half Life² Episode One e Episode Two e claro, Team Fortress 2.
O jogador que trazem no jogo possui uma arma (não necessariamente uma arma), que pode abrir portais para qualquer outro lugar que esteja relativamente próximo a ti. Seu objetivo é escapar de uma prisão que leva um outro nome, chamado verdadeiramente de Apearture Labs. Onde testam você colocando diante de ti difersas situações e outros personagens, como robôs atiradores (sentries) ou até mesmo um envolvimento desafiador para que você possa buscar pela sua saída.

Apearture Labs também é citado em HL² quando Alyx, Eli, Gordon assistem um vídeo onde a alguém se torna responsável pelo desaparecimento de um navio denominado Borealis, que foi criada pela própria AL, que por acaso, é concorrente da Black Mesa.

Em 2011, foi criada a continuação da série, trazendo Portal 2, que leva Chell, a protagonista do jogo, um robô inteligente, a ser libertada pelos GLaDOS mesmo depois de toda a reviravolta com Portal 1. Em P², seu vilão torna-se Wheatley.



OUTROS MOD´S
Brain Bread e Sven Co-Op - A crítica e análises deles vocês poderão conferir muito em breve aqui na Blaster Lizard, ambos vão estar em uma matéria especial com modificações de jogos que fizeram bastante sucesso no mundo dos games, e algumas até então, bem desconhecidas pela mídia.


HALF LIFE²: episode three
Em entrevista para a revista Edge, o criador de Half Life, que diz que sua equipe, juntamente com ele, está desenvolvendo o terceiro episódio da saga desde 2005 e 2007, quando Episode Two foi lançado, pretende assustar os jogadores com a continuação, dando um upgrade na história, aumentando a carga emocional do game.

E o que poderia assustar os fãs da série? “A morte de seus filhos e a perda de suas próprias habilidades” são coisas que mexem fortemente com o lado emocional das pessoas, justifica Newell, criador da série Half Life.


Nota: 10.0
+ História + Personagens Jogo intrigante Dificuldade Variedade Criatividade
Os jogos são muito separados e terminam do nada, finalizando-os de forma não muito significativa e nem um pouco relaxante para o jogador.

Em breve na Blaster: Dead Island e Skyward Sword

0 comentários:

Postar um comentário