1.1.12

Lagartixa de Ouro - "A Saga Crepúsculo: Amanhecer" se sobressai em quatro categorias.

LAGARTIXA DE OURO
VENCEDORES

Ao contrário do Lagarto de Ouro, o Lagartixa de Ouro é a premiação anual da Blaster Lizard que elege os piores filmes do ano. Eis os "vencedores" do Lagartixa:


PIOR ADAPTAÇÃO
1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Os Três Mosqueteiros
3. Lanterna Verde
4. Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Não se deve julgar uma adaptação cinematográfica pelo quanto ela é fiel à obra original, em alguns casos, muita fidelidade prejudica o filme. Nem tudo que fica legal nas páginas de livros, quadrinhos ou telas de games se aplica com mesma qualidade no cinema. Nesse quesito, "Lanterna Verde" sai perdendo por não transmitir para as telonas a atmosfera ideal de seus quadrinhos.



PIORES EFEITOS ESPECIAIS
1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. A Garota da Capa Vermelha
3. Dylan Dog e as Criaturas da Noite
4. Pequenos Espiões 4

Muitos filmes desprovidos de bons efeitos especiais têm surgido ultimamente. "Amanhecer" acaba se mostrando com efeitos melhores do que os de seus antecessores, mesmo que ainda ruins. Dos quatro concorrentes, "A Garota da Capa Vermelha" é o filme com melhores efeitos, apesar de também não conter grande coisa. "Dylan Dog e as Criaturas da Noite" aposta em efeitos simples até o início de seu terceiro ato, onde a situação muda e a produção aposta em cenas necessitadas de efeitos mais ousados - e é aí que o filme falha. Por mais que o filme disponha de um bom trabalho em maquiagem, os efeitos especiais de "Dylan Dog" decaem drásticamente quando se trata de computação gráfica, um entendedor de Sony Vegas ou Adobe Premier consegue fazer efeitos melhores.

PIOR TRILHA SONORA ORIGINAL
1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Os Três Mosqueteiros
3. Conan: O Bárbaro
4. Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Apesar da trilha nada original de "Os Três Mosqueteiros" e da pouco cinematográfica de "Dylan Dog", "Amanhecer" leva a pior nesta categoria por utilizar de composições exageradamente dramáticas e desnecessárias em boa parte do filme. Não é só porque o filme é romântico que precisam preencher todo e qualquer espaço sem música com notas dramáticas e sonolentas.

PIOR ATOR
1. Robert Pattinson como Edward Cullen em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Brandon Routh como Dylan Dog em Dylan Dog e as Criaturas da Noite
3. Taylor Lautner como Nathan em Sem Saída
4. Jason Momoa como Conan em Conan: O Bárbaro

Apesar de Robert Pattinson ainda não ser um bom ator, sua evolução no penúltimo filme da "Saga Crepúsculo" acabou salvando-o desta categoria. Entretanto, seu companheiro de cena, Taylor Lautner, não tem a mesma sorte. Lautner tenta emplacar no cinema de ação com o fraquíssimo "Sem Saída", mas acaba só deixando mais claro que seu único modo de atuar e se expressar é mexendo as sobrancelhas.

PIOR ATRIZ
1. Rose McGowan como Marique em Conan: O Bárbaro
2. Anita Briem como Elizabeth em Dylan Dog e as Criaturas da Noite
3. Rowan Blanchard como Rebecca Wilson em Pequenos Espiões 4
4. Rosie Huntington-Whiteley como Carly em Transformers: O Lado Oculto da Lua

Preciso dizer algo sobre o quanto as atuações deste "Pequenos Espiões 4" foram ridículas? Eu simplesmente não consigo acreditar que Robert Rodriguez conseguiu fazer tal desastre. Apesar de fofinha, Rowan Blanchard não possui mais dotes atuativos que uma pedra e nem mesmo dispõe do mesmo carisma de Alexa Vega(agora toda crescidinha), que estrelou os três primeiros "Pequenos Espiões".

PIOR ATOR COADJUNVANTE
1. Taylor Lautner como Jacob Black em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Tracy Morgan como Vincent Carter em Anti-Heróis
3. Alfred Molina como Burton em Sem Saída
4. Mads Mikkelsen como Rochefort em Os Três Mosqueteiros

Cercado de bons atores como Al Pacino e Channing Tatum no mal-trabalhado "Anti-Heróis", Tracy Morgan interpreta seu personagem de forma altamente inexpressiva e chata. O pequeno garoto que interpreta Vincent Carter criança faz um ótimo trabalho no papel, Morgan, no entanto, deixa a desejar.

PIOR ATRIZ COADJUNVANTE
1. Lily Collins como Karen em Sem Saída
2. Rachel Nichols como Tamara em Conan: O Bárbaro
3. Abbie Cornish como Lindy em Sem Limites
4. Ashley Greene como Alice Cullen em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

"Conan, o Bárbaro" é mais um exemplo de um filme repleto de más atuações. Jason Momoa é mediano, mas os que o cercam são péssimos, e Rachel Nichols não é excessão. A atriz dispõe de uma enorme beleza, sim, e por mais que a beleza ajude em muitos papéis e também no carisma, ela não compõe um personagem. É aí que entram os talentos atuativos dos quais Rachel Nichols não usufrui neste remake do clássico.

PERSONAGEM MAIS INÚTIL
1. John Turturro como Seymour Simmons em Transformers: O Lado Oculto da Lua
2. Mads Mikkelsen como Rochefort em Os Três Mosqueteiros
3. Marion Cotillard como Leonora Orantes em Contágio
4. Helena Bonham Carter como Bellatrix Lestrange em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

Bellatrix Lestrange é uma excelente personagem da saga "Harry Potter", Helena Bonham Carter fez ótimas representações da mesma ao longo da franquia. Porém, no último capítulo, Bellatrix acaba aparecendo como apenas uma capanga inútil. A personagem mal tem falas e recebe a morte mais ridícula de toda a saga, o que desvaloriza totalmente toda a personalidade construída para tal. Helena Bonham Carter só tem chances de atuar no oitavo filme nas cenas em que Hermione se passa por Bellatrix, nada mais do que isso. É realmente uma pena.

PIOR DIREÇÃO
1. Bill Condon, por A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Paul W.S. Anderson, por Os Três Mosqueteiros
3. Marcus Nispel, por Conan: O Bárbaro
4. Kevin Munroe, por Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Escolhido ironicamente para dirigir o penúltimo filme da saga, o bom cineasta Bill Condon faz um trabalho ruim. O diretor parece querer mais tirar sarro da franquia do que dirigi-la apropriadamente, e não seria o primeiro. Todos os diretores que passaram por "Crepúsculo" são bons, mas deixam mais do que claro o quanto não levam a saga a sério. O fato é que quem dirige "Crepúsculo" só aceita tal trabalho para receber o cheque e mais nada, já que para um diretor, a saga é "grana fácil", pois os filmes conseguem arrecadar milhões mesmo sendo ruins, afinal seu público alvo pouco liga para qualidades cinematográficas.

PIOR ROTEIRO
1. Sem Saída
2. Dylan Dog e as Criaturas da Noite
3. Lanterna Verde
4. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

Um roteiro nada enfático que te faz pensar o tempo todo sobre o que aquele filme realmente se trata. Mais uma prova de que os produtores de "Crepúsculo" não levam a saga à sério.



PIOR FILME DO ANO
1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1
2. Sem Saída
3. Dylan Dog e as Criaturas da Noite
4. Conan: O Bárbaro

Eis o grande "vencedor". Apesar de seus concorrentes também serem péssimos filmes, estes ainda conseguem manter o espectador acordado e atento devido ao fator diversão que propõe. Como a ação de "Sem Saída", as piadas de "Dylan Dog" e os efeitos de "Conan". "Amanhecer", no entanto, não possui nenhum destes requisitos para ser no mínimo divertido, por mais que ruim. É um filme chato com um roteiro fraco, confuso e furado, que não merece mais do que uma Lagartixa de Ouro mesmo.


Pois é, galera, estão aí os piores do ano. Quanto ao Lagarto de Ouro, que elegerá os melhores, os resultados serão publicados ao fim de janeiro.

2 comentários:

  1. Amanhecer levando quatro dos prêmios! Justíssimo!
    HSAUhsuHsuahsuHAUSAHUSHAUSHA

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas coisas ruins em Amanhecer, mas não considerei o pior filme do ano. Em minha humilde opinião, Conan precisa estudar MUITO pra chegar a ser ruim, porque nem nesse patamar chegou.

    ResponderExcluir