27.1.12

Lagarto de Ouro - "Os Homens que não Amavam as Mulheres" é o grande vencedor em oito categorias

Há muito tempo prometido, está aqui finalmente o resultado do Lagarto de Ouro da Blaster Lizard, nossa premiação anual de melhores filmes do ano.

MELHOR TERROR
1. A Hora do Espanto
2. Atividade Paranormal 3
3. Pânico 4
4. Deixe-Me Entrar

Entre todas as obras de terror do ano passado, de fato "Atividade Paranormal 3" foi o mais assustador. Mas, foi o melhor filme?
O filme tem ótimas atuações, muitos sustos e momentos tensos e claustrofóbicos, mas não tem todas as qualidades requeridas para se tornar o melhor cinematograficamente dos títulos de terror lançados em 2011. E nestes quesitos, "Pânico 4" se sai na melhor não só pelas suas qualidades cinematográficas superiores, mas também por reestabelecer os parâmetros de qualidade da franquia criada e até hoje dirigida por Wes Craven, que foram perdidos no terceiro filme.

Crítico: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2012/01/wes-craven-prova-com-panico-4-que-ainda.html


MELHOR COMÉDIA
1. Se Beber, Não Case: Parte II
2. Eu Queria Ter A Sua Vida
3. O Retorno de Johnny English
4. Roubo Nas Alturas

Nas comédias, era de se esperar que "Se Beber, Não Case! Parte II" fosse se sobressair como melhor do ano pelo simples fato de ser a sequência da melhor comédia de 2009. Era de se esperar um filme à altura ou até mesmo melhor. Entretanto, a segunda parte da "Ressaca" não alcança o nível de qualidade de seu antecessor e acaba ficando inferior à maioria das comédias lançadas em 2011. O filme continua sim hilário, mas apenas da primeira vez que é assistido. O filme perde a graça depois disso. Tendo o maior competidor eliminado por este fato, "O Retorno de Johnny English" e "Roubo nas Alturas" se põe em conflito, pois se mostram excelentes e engraçadíssimos filmes de comédia que não utilizam de uma sequer piada rude ou sexual para nos fazerem rir. Isso estabelece, basicamente, um duelo entre os mestres Rowan Atkinson e Eddie Murphy, mas já que Eddie Murphy é apenas um coadjunvante em "Roubo nas Alturas" (apesar de roubar as cenas em que aparece), Atkinson consegue se sair melhor na sequência de seu filme de 2005 sobre o espião mais atrapalhado do mundo, Johnny English.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/o-retorno-de-johnny-english-traz-o.html


MELHOR THRILLER
1. Tudo Pelo Poder
2. Sem Limites
3. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
4. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Até assistir a este remake dirigido por David Fincher do longa sueco baseado na trilogia best-seller de Stieg Larsson, "Os Homens que não Amavam as Mulheres", "Tudo Pelo Poder" seria minha escolha certeira à melhor thriller do ano. Entretanto, o filme de Fincher consegue, além de carregar várias características positivas do longa de George Clooney, possui mais dinâmica e personagens mais carismáticos. Além de, uma história melhor objetivada, o que torna a experiência de ver um thriller deste nível mais agradável.


MELHOR AÇÃO
1. Os Especialistas
2. Sucker Punch: Mundo Surreal
3. Missão: Impossível - Protocolo Fantasma
4. Velozes & Furiosos 5: Operação Rio

Digamos que a concorrência entre os filmes de ação foi pesadíssima esse ano. 2011 foi um ano em que os filmes de ação voltaram a fazer jus ao título do gênero (inspiração vinda de "Os Mercenários"?), e largaram a necessidade de se basear em histórias complexas para dar lugar ao foco do que é realmente necessário: ação. Porém, uma história inteligente e um visual oitentista charmoso são sempre bem-vindos, e esse é a vantagem que "Os Especialistas" leva em cima de seus candidatos. Além do elenco mais competente e carismático do que os de seus concorrentes, esta obra baseada no livro de Ranulph Fiennes que é baseado em fatos reais, rende excelentes sequências de ação que são guiadas ao decorrer do filme por uma história esperta e, por ser passar na década de 80, um contexto com bastante charme. Tanto em seus cenários, equipamentos, armas e figurinos.


MELHOR FICÇÃO CIENTÍFICA
1. X-Men: Primeira Classe
2. Planeta dos Macacos: A Origem
3. Transformers: O Lado Oculto da Lua
4. Contra o Tempo

"X-Men: Primeira Classe" e "Planeta dos Macacos: A Origem", por coincidência dois prelúdios, estariam basicamente no mesmo nível. Entretanto, o filme dos mutantes ainda é dotado de melhores atuações, um megalomaníaco e clássico vilão, e uma impecável química entre os protagonistas James McAvoy e Michael Fassbender que é digna de aplausos. O filme conseguiu se tornar o melhor da já consagrada franquia dos mutantes no cinema, que até então, tinha "X-Men 2" como seu melhor exemplar.


MELHOR ADAPTAÇÃO DE QUADRINHOS
1. X-Men: Primeira Classe
2. Capitão América: O Primeiro Vingador
3. Thor
4. O Besouro Verde

Os fãs mais chatos dos quadrinhos de X-Men vão me criticar por isso, mas eu sempre considerei os longas da equipe mutante perfeitas representações cinematográficas do que a equipe é nos quadrinhos e desenhos. Os personagens, o contexto de equipe do time de Charles Xavier e o contexto revolucionário fraterno da Irmandade de Magneto, o visual, etc. Especialmente o visual; os uniformes, que deixam a coloração exagerada das HQs e optam por roupas pretas e modernas, com detalhes sutilmente coloridos com a devida cor que identifica cada personagem, o cenário... Tudo. "Primeira Classe" adapta e moderniza da forma adequada todo o tom que X-Men tem nos quadrinhos. Agora, vocês que julgam o filme por detalhes como a substituição de Ciclope por Destructor, podem atirar as pedras.


MELHOR ANIMAÇÃO
1. Gato de Botas
2. Rio
3. Rango
4. As Aventuras de Tintim

Apesar de meu apêgo pelo filme do Gato de Botas, "As Aventuras de Tintim" é a melhor animação de 2011. Ainda que perca para "Rango" em humor, "Tintim" é mais divertido por suas dinâmicas cenas de ação, sua aventuresca e promissora história e ótimos personagens. Achei extremamente injusto "Tintim" ter ficado de fora do Oscar 2011 por ter sido feito com trajes de captura de movimentos, mas todos já sabemos que a Academia é extremamente preconceituosa. Acompanhado pela sempre boa trilha sonora original de John Williams, "As Aventuras de Tintim" é divertido em todos os quesitos, se tornando sem dúvidas a melhor animação do ano.


MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
1. Transformers: O Lado Oculto da Lua
2. Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
3. Sucker Punch: Mundo Surreal
4. Thor

Com efeitos absurdamente alucinantes, "Sucker Punch: Mundo Surreal" nem mesmo precisa ser em 3D para deixar os espectadores de boca-aberta. Ver o filme é uma experiência incrível, não apenas por suas cenas de ação e efeitos estonteantes, mas pela profundidade de sua temática e originalidade de sua temática. Bem, falei isso apenas para encher linguiça, afinal aqui é a categoria de efeitos especiais, e não há muito sobre o que falar sobre os tais, apenas que são impressionantes. Maiores detalhes, você confere na crítica.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/sucker-punch-mundo-surreal-e-um.html


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
1. X-Men: Primeira Classe, de Henry Jackman
2. Gato de Botas, de Henry Jackman
3. Transformers: O Lado Oculto da Lua, de Steve Jablonsky
4. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, de Trent Reznor e Atticus Ross

Os senhores Reznor e Ross já receberam um Oscar de melhor trilha sonora original por seu trabalho em "A Rede Social", também de David Fincher, e, apesar de terem injustamente ficado fora do Oscar 2011, merecem a vitória nesta categoria do Lagarto de Ouro. "Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um filme onde a trilha sonora é muito mais importante do que em "A Rede Social", longa que poderia ser até desprovido de músicas originais. Millennium é suspense, é investigação, e é acima de tudo um filme sombrio. Reznor e Ross encontram o núcleo destas três características e compõem acompanhamentos musicais no ideal clima de cada cena em que são introduzidos.


MELHOR ATOR
1. James McAvoy como Charles Xavier em X-Men: Primeira Classe
2. Daniel Craig como Mikael Blomkvist em Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
3. Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes em Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
4. Wagner Moura como Coronel Nascimento em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Wagner Moura retorna como Nascimento, agora Coronel, em "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro", e entrega uma atuação ainda mais perfeita de seu envelhecido e carismático personagem. Nascimento é colocado em situações muito mais complicadas nesta sequência, e Wagner encarna a força psicológica imensa do personagem ao fio da navalha. Todas as características marcantes do ex-Capitão do BOPE estão de volta, a determinação, a dedicação, o amor. Tudo o que faz de Nascimento o personagem mais bem construído na história do cinema nacional.


MELHOR ATRIZ
1. Rooney Mara como Lisbeth Salander em Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
2. Neve Campbell como Sidney Prescott em Pânico 4
3. Emily Browning como Babydoll em Sucker Punch: Mundo Surreal
4. Chloë Grace Moretz como Abby em Deixe-Me Entrar

Uma heroína insana e peculiar como Lisbeth Salander não é alá o melhor papel do mundo para se iniciar uma carreira, mas a novata Rooney Mara consegue fazer-se notar entre as ótimas atuações femininas do ano com sua dedicação à personagem e seu grande carisma, que supera o de Noomi Rapace, atriz que interpretou a personagem no longa sueco. Sem contar que no remake de David Fincher, Lisbeth é muito mais enfocada do que na obra original, dando mais espaço para a atriz trabalhar no personagem.


MELHOR ATOR COADJUNVANTE
1. Michael Fassbender como Magneto em X-Men: Primeira Classe
2. Hugo Weaving como Caveira Vermelha em Capitão América: O Primeiro Vingador
3. Jude Law como Watson em Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
4. Tom Hiddleston como Loki em Thor

Definitivamente o melhor ator coadjunvante do ano, Michael Fassbender conquista o espectador como Erik Lehnsherr, o futuro Magneto. O ator chora, se enfurece, faz caretas de mestre do magnetismo com dignidade e respeito ao trabalho feito previamente por Ian McKellen. Uma das melhores atuações já feitas numa adaptação de quadrinhos, e Fassbender tem de tudo para se tornar um grande ator de Hollywood.


MELHOR ATRIZ COADJUNVANTE
1. Rose Byrne como Moira McTaggert em X-Men: Primeira Classe
2. Evan Rachel Wood como Molly em Tudo Pelo Poder
3. Abbie Cornish como Sweet Pea em Sucker Punch: Mundo Surreal
4. Milla Jovovich como Milady em Os Três Mosqueteiros

Mais uma talentosa novata. Abbie Cornish faz uma forte atuação como a relutante Sweet Pea em "Sucker Punch: Mundo Surreal". A atriz também tem um enorme potencial com seu talento para cenas dramáticas e carisma para conquistar o público com uma personagem chata.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/sucker-punch-mundo-surreal-e-um.html

MELHOR HERÓI/HEROÍNA
1. Optimus Prime - Transformers: O Lado Oculto da Lua
2. Capitão América - Capitão América: O Primeiro Vingador
3. Sherlock Holmes - Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
4. Babydoll - Sucker Punch: Mundo Surreal

2011 foi o ano dos heróis. Bem, não será nada se comparado à 2012 (Vingadores, Batman, Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma...), mas ainda sim, foi um ano de heróis. E incrívelmente, o maior herói de 2011 não é "super", é arrogante, irônico, e absolutamente genial. Robert Downey Jr. consegue novamente nos cativar com sua interpretação de Sherlock Holmes, superior à que concedeu ao primeiro filme, tendo até mesmo melhorado seu sotaque britânico. Certamente, Holmes é desta vez não só o personagem mais carismático do ano, mas também o mais heróico.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2012/01/sherlock-holmes-o-jogo-de-sombras.html


MELHOR VILÃO/VILÃ
1. Sebastian Shaw - X-Men: Primeira Classe
2. Caveira Vermelha - Capitão América: O Primeiro Vingador
3. Loki - Thor
4. Professor Moriarty - Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras

O melhor vilão contra o melhor herói. Apesar da pesada concorrência, Jared Harris consegue fazer do Professor Moriarty o melhor vilão de 2011 com seus incontestáveis conflitos verbais e morais com Holmes, insanidade moral e seus príncipios. Além de tudo, a genialidade do personagem, que é comparável à de seu rival, fator que é mostrado em todos os confrontos dos personagens. Finalmente, um adversário à altura de Holmes.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2012/01/sherlock-holmes-o-jogo-de-sombras.html


MELHOR CONFRONTO
1. Danny Evans vs. Spike em Os Especialistas
2. Sherlock Holmes vs. Professor Moriarty em Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
3. Optimus Prime vs. Decepticons em Transformers: O Lado Oculto da Lua
4. Erik Lehnsherr vs. Sebastian Shaw em X-Men: Primeira Classe

Não um confronto físico, mas um confronto emocionalmente vingativo. Michael Fassbender e Kevin Bacon tem uma química perfeita de herói e vilão, relação que é construída desde as primeiras cenas da fita. O desejo de vingança cresce em Erik à medida em que ele se aproxima de encontrar seu "criador", modo como ele se refere à Shaw, e quando os dois finalmente se encontram, um duelo de princípios e emoções é aplicado com perfeição por ambos os atores.


BADASS DO ANO
1. Optimus Prime em Transformers: O Lado Oculto da Lua
2. Jason Statham como Danny Evans em Os Especialistas
3. Rooney Mara como Lisbeth Salander em Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
4. Emily Browning como Babydoll em Sucker Punch: Mundo Surreal

Rooney Mara, além de ter sido considerada melhor atriz algumas categorias acima, representa a personagem mais badass do ano: Lisbeth Salander. Para quem não sabe, badass seria basicamente um sinônimo para foda. A insanidade mesclada com inocência e isolação de Lisbeth constroem uma excelente personagem ao longo da reprodução do filme, alguém que pouco liga para as regras de uma sociedade ridícula e machista. Lisbeth não é apenas uma garota peculiar e insana, mas também uma heroína de seu gênero.


MELHOR CANÇÃO
1. "Sweet Dreams (Are Made Of This)", por Emily Browning - Sucker Punch: Mundo Surreal
2. "Love Love", por Take That - X-Men: Primeira Classe
3. "When We Were Young", por Take That - Os Três Mosqueteiros
4. "Immigrant Song", por Trent Reznor e Karen O. - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

A versão da clássica "Sweet Dreams (Are Made Of This)" interpretada por Emily Browning para "Sucker Punch: Mundo Surreal", filme que a mesma protagoniza, tem sua própria identidade, ao contrário de muitos covers feitos por aí. A voz de Browning é certamente um dos fatores que mais se destacam na música; doce e linearmente padronizada no suspense aplicado na canção. Dá um ótimo tom à introdução de "Sucker Punch".


MELHOR DIREÇÃO
1. Matthew Vaughn, por X-Men: Primeira Classe
2. Zack Snyder, por Sucker Punch: Mundo Surreal
3. Rupert Wyatt, por Planeta dos Macacos: A Origem
4. David Fincher, por Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Como de esperado, Fincher faz um ótimo trabalho na direção de sua versão do primeiro Millennium, usufruindo de cortes intercalados para relatar fatos que ocorrem paralelamente, inteligente movimentação da câmera - que é bem sólida - e etc. Fincher dirige o filme com a simplicidade esperta que o mesmo requer, superando em mais um quesito a versão sueca.


MELHOR ROTEIRO
1. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
2. Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
3. Tudo Pelo Poder
4. Sucker Punch: Mundo Surreal

Até então, "Tudo Pelo Poder" era o melhor candidato à melhor roteiro, assim como era em melhor thriller, entretanto, Millennium dispõe de diálogos tão bons quanto e uma profundidade muito maior em seus personagens, sem deixar que o foco seja perdido. O roteiro de Steve Zaillan enfatiza muito bem a natureza de seus personagens e a usa em prol do desenvolvimento do enredo, fazendo assim com que a ênfase não seja dada apenas aos personagens.


MELHOR REMAKE
1. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
2. A Hora do Espanto
3. A Coisa
4. Deixe-Me Entrar

Houveram muitos remakes bons em 2011, uma ocorrência rara, mas apenas a versão de David Fincher do primeiro filme da trilogia Dragon Tattoo superou sua obra original em todos os aspectos. Atuações, trilha sonora, fotografia, roteiro, direção, tudo sobrepuja as qualidades do filme sueco, que já era muito bom. Remakes ruins existem muitos, mas quantos remakes são dirigidos por alguém como David Fincher?


FILME MAIS ESPERADO DE 2012
1. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
2. Os Vingadores
3. Os Mercenários 2
4. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

O capítulo final da lendária trilogia dirigida por Christopher Nolan, iniciada em 2005 com "Batman Begins", promete superar expectativas e surpreender todos os fãs da série e do Homem-Morcego com um final épico. "Os Vingadores" também está sendo muito aguardado, mas convenhamos, nenhum filme da Marvel Studios chega aos pés da excelência do Batman de Chris Nolan.


MELHOR FILME DO ANO
1. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
2. Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
3. Tudo Pelo Poder
4. X-Men: Primeira Classe

Em muito superior à sua primeira versão, "Os Homens que não Amavam as Mulheres", de David Fincher, leva aqui o prêmio de melhor filme do ano por sua trama promissora, excelentes atuações, cenas fortes e seguras e personagens estudados com profundidade. O filme não tenta ser forte a todo custo, mas o diretor não tem vergonha de aproveitar os pontos mais violentos e sexuais do roteiro escrito à partir do livro de Stieg Larsson. De início, eu pensei que este remake seria um filme do tipo "Ame-o ou odeie-o", mas ao assisti-lo, vi o quanto estava enganado.

0 comentários:

Postar um comentário