19.1.12

"Rocky" é uma obra única que jamais deverá ser esquecida. Um verdadeiro marco cinematográfico.

ROCKY

Em 1976, um jovem artista em ascensão escreveu o roteiro para um filme chamado "Rocky", e estava disposto a vendê-lo para a produção do longa. Ninguém se interessou, até chegar o diretor John G. Avildsen, demonstrando interesse em adquirir o roteiro. Porém, seu autor estabeleceu uma única condição para vender o roteiro: Era ele quem deveria interpretar o personagem título, Rocky Balboa. E assim, Sylvester Stallone entrou para o elenco de "Rocky" como protagonista, papel pelo qual o ator deverá sempre ser lembrado.

"Rocky" (Rocky, 1976) conta a história do pugilista Rocky Balboa, que leva uma vida simples na Filadélfia lutando em combates pequenos e faz bicos para o mafioso Tony Gazzo (Joe Spinell). Rocky é interessado na irmã de seu melhor amigo Paulie (Burt Young), Adrian (Talia Shire), que trabalha no petshop que o lutador sempre frequenta. O campeão mundial dos pesos pesados, Apollo Creed (Carl Weathers) resolve dar uma chance a um lutador desconhecido ao título mundial como uma forma de atrair a mídia, e escolhe Rocky para ter tal chance. Para lutar pelo título, Rocky precisará da ajuda de Mickey (Burgess Meredith) e seu rigoroso treinamento, além do apoio emocional para esta grande luta.

Esta é uma das melhores atuações da carreira de Sylvester Stallone. Sly usa o máximo de seu carisma e talento para conquistar o público como o lutador vagabundo que consegue a chance de uma vida grande. Talia Shire é a segunda que mais chama atenção, perdendo apenas para o próprio Stallone. Ela incorpora muito bem a inocência, timidez e fragilidade de Adrian, e sua química com Sly é linda e conquistadora. O filme acaba por mostrar muito bem o quanto Adrian se torna uma mulher mais forte mentalmente conforme avança em sua relação com Rocky. Burt Young também faz o dever de casa como o cafageste Paulie. Apesar de toda a grossura do personagem, Young deixa que seu carisma mostre que lá no fundo Paulie tem boas intenções para com seus companheiros. Carl Weathers não aparece tanto, mas quando aparece consegue convencer como Apollo Creed, mostrando toda a nobreza do personagem, mas também a excessiva segurança de suas habilidades numa luta. Burgess Meredith é outro que representa em boa forma um personagem um tanto grosseiro mas cheio de boas intenções. Com o tempo, a relação de Mickey e Rocky se fortalece, assim como a química entre Meredith e Stallone. A ligação de treinador e lutador contagia qualquer público.

O que falar da marcante trilha sonora de Bill Conti, e da nomeada ao Oscar como melhor música original "Gonna Fly Now"? O povo que pratica esportes e está bem relacionado com a saga de Rocky deve saber que não há música mais inspiradora para se exercitar do que "Gonna Fly Now". A trilha é completamente inspiradora para qualquer coisa que você vá fazer na sua vida, e dá o clima perfeito do filme. Na mixagem de sons há muitas imperfeições - especialmente na cena da luta entre Rocky e Apollo, há diversos erros nos gritos da plateia ou comentários.

O clímax em si é bastante focado em mostrar a ascensão da vida de Rocky e o como suas relações se fortalecem com o tempo. O personagem de Stallone é apresentado como um cara bastante simpático e extrovertido, seu amor por animais é demonstrado desde o início do filme - Rocky se irrita quando alguém se refere a qualquer animal com desrespeito. O mesmo vale para seus entes queridos, ele tem uma simpatia muito grande com todos que convive e se irrita caso alguém trate-os com desrespeito.

"Rocky" não é um filme violento - suas lutas são muito bem ensaiadas e aplicadas, mas ainda sim, "Rocky" é um filme bastante familiar. Creio que qualquer um que assistiu ao longa deve concordar, devido ao foco que o filme dá à vida de seus personagens. O humor leve é divertido quando aparece. Os ângulos de filmagem são muito bons, especialmente em cenas de lutas. Ainda que há erros de fotografia e foco de câmera, esses detalhes acabam não influenciando na qualidade do filme.

Conclusão final: Foi uma crítica curta, mas não há muito o que falar sobre "Rocky" (Rocky, 1976). É um filme que alcança a excelência em sua simplicidade. Um filme divertido, um filme bonito e acima de tudo, inspirador. Um marco e uma verdadeira obra de arte.

Nota: 10,0

0 comentários:

Postar um comentário