18.1.12

Top 10 melhores jogos de 2011 do Amante Felino

Anualmente, ou quando possível, estarei fazendo meu top 10 de melhores jogos do ano. Provavelmente, fanboys e os puxa-saco de modinhas vão se irritar com minhas listas, afinal, sou muito específico com games.


10 - LIMBO

"Limbo" é um jogo para PC, em preto e branco e se passa num mundo alternativo onde um pequeno garotinho tem que salvar sua irmã. O jogo se embasa numa jogabilidade arcade, e você não pode simplesmente se defrontar com um inimigo, você tem que usar o ambiente à seu favor - isso inclui fugir, se necessário. Inimigos como aranhas gigantes e habitantes desconhecidos serão encontrados, mas seu principal adversário nesse jogo são os obstáculos. Estão em toda parte, assim como armadilhas, e certamente é quase impossível zerar este game sem cair em sequer uma delas. Muitas vezes morri por causa de obstáculos mortais como estacas ou pedras rolando. Entre as armadilhas, a famosa armadilha de urso é a mais vista, mas não se engane, ela é usada de diversas e criativas formas. Por outro lado, você também pode usá-las a seu favor, trocando-as de posições para que seus inimigos sejam pegos, e não você.
"Limbo" é um excelente passa-tempo e jogo para quebrar a cabeça, vale a pena conferir!


9 - F.E.A.R. 3

F.E.A.R. 3, ou F.3.A.R., é provavelmente o jogo mais sombrio do ano. O melhor deste game é que entre sua atmosfera obscura e sua jogabilidade First Person Shooter, F.E.A.R. 3 encontra o equilíbrio perfeito entre terror e muita, MUITA ação. Sussurros, sombras, falta de energia, fumaça negra e suspense compõe o terror do game, e oras, isto é um FPS, o que será que compõe a ação?
Claro que, além das armas e dos tiros, há outras possibilidades como ataques corporais, que incluem socos, chutes rasteiros e superiores. Os ambientes escuros são o grande forte do cenário, totalmente caótico, que complementa a atmosfera perfeita do jogo. Infelizmente, não pude experimentar seu multiplayer, mas ouço comentários muito bons sobre tal. Espero um dia poder jogá-lo.



8 - NEED FOR SPEED: HOT PURSUIT

O remake do clássico "Need For Speed III: Hot Pursuit", de PS1, é provavelmente um dos jogos mais divertidos da franquia NFS. Depois do ótimo título "Carbon", Need For Speed entrou numa considerável decadência com "Pro Street" e "Undercover". Não a cheguei a jogar o título seguinte a estes, "Shift", mas tive a oportunidade de conferir o novo "Hot Pursuit" e tive certeza de que os bons e divertidíssimos jogos de corrida da série voltaram.
"Need For Speed: Hot Pursuit" recupera toda aquela ação de tirar o fôlego dos quais os melhores jogos da franquia são dotados, e como vocês já devem imaginar, traz de volta as perseguições policiais. Eu sempre gostei das perseguições policiais em NFS, e este título entrega algumas das melhores.
Muito recomendado aos fãs de "Need For Speed" e principalmente aos fãs de jogos de corrida!


7 - ALICE: MADNESS RETURNS

Eu nunca havia ouvido falar do jogo "Alice", de American McGee, principalmente sendo eu não tão interessado nesse tipo de jogo para PC. Quando o quesito é jogo de PC, estou quase totalmente por fora. Entretando, a continuação de "Alice" estava por vir, e sairia para PlayStation 3, então inevitavelmente a notícia veio a meus ouvidos. Assistindo aos trailers, vendo notícias e ouvindo comentários, me interessei muito por "Alice: Madness Returns", e comprei o jogo.
A diversão é garantida. Apesar de não dispor dos melhores gráficos da nova geração, o novo jogo de American McGee é completamente satisfatório. É uma violenta e gótica nova visão de "Alice no País das Maravilhas", que compartilha da mesma mensagem sobre esquizofrenia, mas trabalha com uma dinâmica metafórica muito melhor do que qualquer outra adaptação da obra de Lewis Carroll. Cenários extraordinariamente criativos e bonitos, o mesmo se diz para os inimigos, só que estes não podem ser chamados de bonitos. A única figura verdadeiramente bonita ali é a própria Alice.
A jogabilidade lhe permite utilizar vários combos com diferentes armas, além dos equipamentos para uso a distância, e suas habilidades podem ser evoluídas durante o jogo com o coletar dos pontos. Coisa básica nesse tipo de game.

6 - CALL OF DUTY: MODERN WARFARE 3

Haters gonna hate, mas sim, "CALL OF DUTY" está no meu top 10 e "Battlefield" não. Não me entendam errado, não sou nenhum fanboy de COD ou hater de BF, mas o primeiro sempre me divertiu muito mais.
"Modern Warfare 3" possui um modo de campanha digno que te faz aderir ao controle por várias horas. Tal consequência se deve à sua excelente dinâmica de acontecimentos, a ação ininterrupta e a história, que conclui a trilogia "Modern Warfare" com um final mais do que satisfatório. Os gráficos melhoraram muito desde o segundo título da série, é impossível não notar isso. Por outro lado, a trilha sonora parece-me ter decaído, o que é uma pena, pois jogos de guerra tem ótimas trilhas sonoras como marca. O multiplayer continua divertido, com algumas novas modalidades, incluindo "Kill Confirm", onde você precisa coletar a placa de identificação militar de seu inimigo para validar seus pontos.
A grande chave da série "Modern Warfare" e de qualquer outro Call Of Duty sempre foi sua ação extremamente bem trabalhada e de tirar o fôlego, posso garantir que MW3 não decepciona nem um pouco nesse quesito.


5 - LITTLE BIG PLANET 2

O jogo infantil exclusivo do PS3"LittleBigPlanet" fez um sucesso inestimável até mesmo entre o público mais velho, uma sequência era certa. E então, chega "LittleBigPlanet 2", sequência que atinge o mesmo padrão de qualidade de seu antecessor.
Com cenários e dinâmicas criativas, LBP2 é tudo que um jogo deve ser: Muito divertido. Seu multiplayer principalmente. Os gráficos são ótimos em sua simplicidade, bem detalhado em seus poucos detalhes, e novamente o game dispõe de criativas formas de costumizar seus carismáticos personagens.
LPB2 acaba sendo um ótimo jogo principalmente para ser jogado em conjunto, com os amigos. Então, se procura por uma boa jogatina conjunta, não deixe de considerar este ótimo exemplo.


4 - MARVEL VS. CAPCOM 3: FATE OF TWO WORLDS

A série crossover "Marvel vs. Capcom" sempre foi uma parte de minha infância na área de jogos. Passava horas e horas jogando os divertidíssimos jogos de luta da Capcom em associação com a Marvel. Quando tive a oportunidade de jogar o ótimo "Street Fighter IV", logo pensei: "PRECISAM fazer um Marvel vs. Capcom assim!"
E aqui está. O principal acerto de "Marvel vs. Capcom" é manter em seus personagens mais antigos a jogabilidade anterior e dar aos novos combinações e movimentos à altura do já conhecido ritmo acelerado da série. Os excelentes novos gráficos, efeitos em flash complementam as sequências de ação sem pausa. E ainda com o fato de não ser complicado para se aprender a jogar, "Marvel vs. Capcom 3" se torna ainda mais divertido do que "Street Fighter IV" e o melhor jogo de luta do ano.


3 - KILLZONE 3

O terceiro jogo da aclamada série "Killzone" é sem dúvidas o melhor FPS de 2011. Divertido até nos sons dos disparos, violento, com gráficos e cenários lindos, não há opção melhor para quem quer um bom FPS.
Os efeitos 3D também são ótimos, da melhor qualidade que o sistema de 3D no PS3 pode oferecer. Infelizmente, não cheguei a experimentar a jogabilidade com os controles PlayStation Move ou conferir o Multiplayer do game, mas de fato anseio para jogar ambos.
Em sua campanha, "Killzone 3", além de ter uma história em muito superior, é muito mais divertido do que os dois mais competidos FPS de 2011, "Call Of Duty: Modern Warfare 3" e "Battlefield 3". Apesar de que os fanboys de ambas as séries com certeza negarem tal fato, não deixa de ser um fato. Portanto, se não é fanboy e procura por um excelente FPS, "Killzone 3" é até então, a melhor opção.


2 - UNCHARTED 3: DRAKE'S DECEPTION

De longe, "Uncharted 3: Drake's Deception" é o melhor game da série protagonizada pelo ágil aventureiro Nathan Drake. A jogabilidade está mais divertida do que nunca, o jogo mantém a possibilidade de ágeis combates corporais e os bons momentos de tiroteio, sendo acrescentadas novas possibilidades e formas de utilizar o cenário à favor da luta, e também os Quick Time Moments, conhecidos pela saga "God Of War".
"Uncharted 3" é basicamente um filme jogável, tendo dinâmicas cinematográficas incríveis e de cair o queixo, sem contar a ótima história e os personagens. A série é dotada de personagens digamos que cheios de personalidades.
Há momentos em que você simplesmente se pergunta como diabos sobreviveu e outros em que você tem plena certeza de que Nathan Drake é o ser humano mais ágil do universo.
... Do universo de "Uncharted", claro, mas não se afobe, nós vamos falar do ser humano mais ágil do universo logo na próxima colocação.


1 - BATMAN: ARKHAM CITY

Eis o primeiro lugar de meu top 10. Afinal, que outro jogo poderia ser?
"Batman: Arkham City" alcança a excelência em todos os seus quesitos; gráficos, jogabilidade, história. A série "Arkham" deu um salto colossal com este ousado novo capítulo, que diverte sem frescuras. O cenário de Arkham City, a nova superprisão, é imenso, mas não chega a ser cansativo. Há várias missões secundárias que podem ser jogadas durante o desenvolvimento da história principal, e a jogabilidade é melhor em diversos aspectos, no combate principalmente. Há novos golpes e contra-ataques, a possibilidade de contra-atacar mais de um adversário, influência do cenário da luta, etc. A trilha sonora é uma das melhores já feitas para qualquer produto relacionado ao Cavaleiro das Trevas, e de certo muito superior à de "Arkham Asylum", que era pouco marcante. Entre os novos personagens jogáveis estão a Mulher-Gato e Robin, que são bastante diferentes do Batman, têm suas próprias características. Em específico, a Mulher-Gato é uma personagem extremamente divertida de se jogar tanto em lutas quanto em desafios de caça predatória. Sem os apetrechos do Homem-Morcego, é um desafio muito maior concluir tais desafios com a felina. "Arkham City" é, definitivamente, o jogo do ano.

E este é meu top 10 melhores jogos de 2011. Quem tiver PlayStation 3, jogar online e estiver interessado, sinta-se livre para adicionar-me na PSN: LeaderWolf-BR.

1 comentários: