1.6.12

Análise - Batman: Ano Um



Antes de tudo, gostaria de agradecer o convite para fazer parte da equipe Blaster Lizard! A partir de hoje farei resenhas e análises de HQs e Graphic Novels. Como estamos na reta para a estreia do esperado Cavaleiro das Trevas Ressurge, nada mais justo que um especial sobre as grandes histórias do Homem-Morcego.  Para começar,vamos analisar uma das mais aclamadas publicações já feitas sobre ele: Batman: Ano Um (Batman: Year One).


"Batman: Ano Um" foi publicado em 1987, com roteiro de Frank Miller (o mesmo autor do famoso Cavaleiro Das Trevas) e arte de David Mazzucchelli. Esta obra é considerada a maior e principal história sobre a origem do Batman, mas não se restringe somente a isso: boa parte do enredo é dedicado em nos mostrar a respeito de James Gordon e em como ele se tornaria um dos principais aliados do vigilante noturno. A história é contada por duas principais perspectivas, ora Gordon, ora Bruce.

Os primeiros quadros traçam um paralelo entre a vinda de Gordon para Gotham City bem como o regresso de Bruce Wayne, que havia passado doze anos viajando pelo mundo para aprimorar suas técnicas. A Gotham retratada aqui é marcada pela criminalidade e corrupção em todos os níveis. Em uma cidade tão depravada, Gordon logo percebe que é um dos poucos policiais honestos dali, e não tarda para os colegas tentarem forçá-lo a agir de acordo com o ‘sistema'.

Ao mesmo tempo em que Gordon descobre a verdadeira face da cidade, Bruce Wayne realiza sua primeira tentativa como vigilante, utilizando para isso apenas um disfarce para modificar sua aparência. Contudo, ele percebe que é preciso algo mais para atingir seu objetivo, para instaurar o medo no coração dos criminosos. Como deixaria de ser um homem e se tornaria um mito.

Na obra também vemos a origem da Mulher-Gato, retratada como uma prostituta que acaba por ver no surgimento do Batman uma oportunidade para construir um alter-ego e vivenciar fortes emoções, assim como lucrar com isso. Essa origem não é considerada canônica na atual linha de histórias da DC Comics, mas não deixa de ser uma das mais conhecidas e marcantes.

Em certo ponto, se estabelece a relação entre Batman e seu primeiro aliado: o então assistente de promotoria Harvey Dent. Uma das principais famílias mafiosas de Gotham, os Falcone, também recebem destaque no enredo. Esses aspectos serviram claramente de influência para Batman Begins, de Cristopher Nolan, bem como inspiraram duas grandes histórias do Batman criadas por Jeph Loeb: O Longo Dia Das Bruxas e Vitória Sombria.

Em 2011, a Warner lançou um longa-metragem do mesmo título. É uma adaptação extremamente fiel à obra original, tendo inclusive um estilo de desenho muito semelhante ao de Mazzucchelli, e que vale também a pena ser conferida.


Sendo abordagem mais verossímil e realista sobre a origem do Morcego, bem como o fato de retratar Bruce Wayne e Gordon de forma mais humana, com seus erros, acertos e dilemas, fazem de Batman: Ano Um uma leitura obrigatória para qualquer fã de HQs, e também é uma excelente primeira leitura para aqueles que não estão familiarizados com esse universo.

- Laís

0 comentários:

Postar um comentário