11.6.12

DC: Bat-Edições #0, origens e novos rumos.

Então, já faz algum tempo que a DC anunciou que em setembro teríamos edições com a numeração zerada, o que de início gerou um aglomerado de comentários perguntando-se se o reboot seria desfeito, ou re-lançado novamente... Enfim, a poeira baixou e o staff da DC deixou claro que as edições de número zero se tratarão de uma nova apresentação das origens dos personagens. Sendo assim, vamos às capas liberadas, e à certas colocações feitas sobre cada uma (ou quase cada...). Aliás, clique na imagem para ampliar, sabe, não é magia, é tecnologia!



CORPORAÇÃO BATMAN #0
Já tivemos a apresentação da origem da Corporação Batman por Grant Morrison há pouco mais de um ano. Essa saga não foi afetada cronológicamente pelo evento dos Novos 52, tendo apenas sua continuidade interrompida e retomada num segundo volume. A temátia segue a mesma, aparentemente, colocando o Bat-Esquadrão numa corrida armamentista contra o crime numa escala de ambito global. O primeiro volume se encerrou com o Ataque do Leviatã, e o segundo se iniciou com uma chacina em Gotham. Espero dessa HQ uma releitura do clássico moderno que coloca o Homem-Morcego diante de todos os seus novos aliados, apresentado originalmente na especial "Batman and the Black Glove".



BATMAN #0
"Ano Um" é a origem definitiva do Batman, e acho que isso beira ao padrão de "inquestionabilidade". É a origem definitiva e ponto. Não há o que ser alterado lá, não há necessidade de mudar um quadro sequer da obra de Miller e Mazuchelli. Sendo assim, acredito que essa HQ em especial se assemelhará à primeira de Snyder no comando do Morcego, apresentando sua relação com a Cidade de Gotham, e uma releitura sobre sua origem na forma de lembranças. Aliás, Snyder tem sido nas HQs do Batman o que Nolan é nos cinemas, o verdadeiro titereiro dos arcos históricos do Cavaleiro Negro.



DETECTIVE COMICS #0
Pois bem... não sei o que esperar dessa HQ. O rumo que Tony Daniel vem tomando nessa série já beira ao imprevisível, mas, um imprevisível bom. Infelizmente, o grupo de vilões que criou na invasão ao Cassino Iceberg não apresentou o mesmo impacto da aclamada Corte das Corujas de Scott Snyder. No entanto, após edições mais frias, o ritmo da D.C. vem melhorando, equilibrando a qualidade narrativa com a ação. A considerar que Daniel disse numa Comic Con aí que o Coringa estaria presente num futuro próximo, acredito que seja agora, apresnetando algo como a origem do vilão e suas ações em Gotham. É, nem eu aposto nisso, mas espero que a espera (?) valha a pena.



MULHER-GATO #0
Essa sim é uma personagem que precisa de uma nova apresentação. A aparição de Selina em "Ano Um", e depois em sua série própria ainda gera divergências, pois nenhum escritor saiu de cima do muro e deu aquele passo decisivo que definiria se ela era ou não uma "dama da noite em boates noturnas", ou apenas foi criada nas ruas, limitando-se à insinuações pra lá de duvidosas. Não que seja um fator de extrema redundância, mas uma origem melhor definida faria sim a diferença. Particularmente, seja nessa edição ou adiante, espero que ela ganhe o destaque que merece como a verdadeira e eterna alma gêmea de Bruce Wayne. Aliás, que bela capa, não? Incrível como alguns desenhistas conseguem equilibrar perfeitamente curvas, expressão e anatomia, né Rob Liefeld?



BATMAN: THE DARK KNIGHT #0
Mais uma HQ contando a origem do Batman? Nem. Aposto numa apresentação do Espantalho, re-inserindo sua origem como prometido por Gregg W., escritor que assumirá a série esse mês. Expectativas? Espantalho é um dos melhores vilões do Batman, e apesar de ridicularizado  por certos autores, pode sim inpirar medo em Gotham.



BATMAN E ROBIN #0:
É possível que essa HQ de origem faça uma releitura dos Robin's anteriores, suas trajetórias e um pouco de drama familiar entre Bruce e Damian Wayne. Não dá pra esperar algo muito diferente disso, né?



BATGIRL #0:
Uma das HQs mais esperadas por mim. Em "A Piada Mortal", Barbara Gordon recebe um tiro na espinha, por ninguem menos que o Coringa, e fica paraplégica. Por anos ela atua como Oráculo, apenas auxiliando Batman de seu quartel general, com comunicação e programação. No evento dos Novos 52, Barbara retorna como Batgirl, com o background modificado, apresentando dois anos de reabilitação e fisioterapia. Porém, tudo é muito raso e deveras corrido. Uma HQ para apresentar sua nova origem certamente sanará essas divergências.



ASA NOTURNA #0:
Pra essa, tenho a mesma opinião da "Detective Comics", não sei o que esperar. Uma releitura, provavelmente. Acredito que o passado de Richard está bem claro, em relação ao que foi apresentado em sua nova série.  





BATWING #0:
David Zavimbi é Batwing, um membro da Corporação Batman que atua no continente africano, em Tinasha, na República Democrática do Congo. É um personagem novo que fez sucesso, não sendo tratado como "o negro que só cumpre uma cota", mas como o principal membro extrangeiro da Corporação Batman. De longe David se sobressaiu diante dos outros personagens, a ponto de obter uma série própria, e com um destaque absurdo. Além de um soldado, ele é um homem de confiança de Bruce Wayne, e tem servido como uma espécie de "protótipo" para a aceitação do público quanto à evolução tencológica do Homem-Morcego, uma vez que David utiliza recursos tecnológicamente avançados enquanto Bruce prefere o uso rápido e tático. Embora tenhamos trechos de sua vida antes do uniforme de morcego, uma edição apenas para tratar de sua origem com total liberdade soa fantástico.


BATWOMAN #0  
CAPUZ VERMELHO E OS FORAS-DA-LEI #0  
AVES DE RAPINA #0:
É, eu não estou acompanhando nenhuma dessas HQs, logo, não tenho expectativas quanto à edição de origem da Kate Kane, Jason Todd e as Amiguinhas da Canário Negro... Deixo pra ter expectativas quando puder ler essas atuais séries, que vão bem nas críticas. Aliás, a nível de curiosidade, a atual Batwoman faz parte do grupo de minorias da DC, sendo homossexual assumida. Incrível, de lésbica a mídia não reclama...



GARRA #0
Eis a surpresa, a grande surpresa. O nome da HQ não é certo como "Talon" (traduz-se como garra...), já sendo listado como "Corte das Corujas" em outros sites afora. Mas, enfim, vamos ao que importa. O evento intitulado "Noite das Corujas" fez um sucesso absurdo lá fora, fazendo os mortais e exímios assassinos da Corte tornarem-se personagens de enorme reconhecimento do público. De fato, Scott Snyder os apresentou como monstros em filmes de terror durante o Ataque à Mansão Wayne, e como tal foram reconhecidos. Vilões quase imbatíveis, que reuniam um equilibrio de habilidades que os tornava páreos até mesmo para o Batman, quanto mais para seus soldados em Gotham. Por fim, a Corte das Corujas será desmembrada por Bruce Wayne em breve (ohhh, spoiler), mas seu legado segue adiante. Apesar do provavel enfraquecimento, a Corte seguirá existindo, é o que indica a prévia da nova HQ focada num de seus assassinos. Calvin Rose é um ex assassino da Corte, que busca redenção e luta por justiça enquanto enfrenta seus mestres e criadores. Seu visual pareceu incrível, não quebrando o contraste inicialmente imposto como a base dos Garras, porém, apresenta um diferencial que o aproxima do Bat-Esquadrão. Espero que esse Garra não seja "contemporâneo", e assim como Ephain Newhouse e William Cobb, pertençam à épocas passadas e estejam deslocados de seu tempo, sendo apresentados basicamente a um novo mundo.

É isso aí. Alguns personagens não precisam de uma nova origem, mas, a imposição da DC em relação às edições zeradas em setembro foi geral. Por sinal, o estilo das capas, apesar de simples, me agradou bastante. Logo trago mais capas, e a lista de cancelamentos da DC. É, alguns personagens rodaram nessa, o que já era esperado devido à crítica e vendas. Sendo assim, resta esperar que as boas expectativas se cumpram, e que as equipes criativas possam fazer seu melhor para aproveitar essa chance de apresentar como cada uma dessas lendas começou. Por hoje é só pessoal.

" A Fire Will Rise "

2 comentários:

  1. As sinopses das Bat-Edições zero foram divulgadas pela DC. A Batman Corporation vai mostrar o recrutamento dos 'Batmen'; Batman do Snyder será tipo um Batman Begins, mostrando Bruce voltando de sua jornada, criando o uniforme; Detective Comics mostrará o treinamento do Morcego; Catwoman de fato é a nova origem da personagem; The Dark Knight mostrará o Batman descobrindo o assassino de seus pais; Batman & Robin irá mostrar mais do passado do Damian; Batgirl mostrará a sua recuperação; Nightwing mostrará a origem e o passado dele; Batwing mostrará como ele foi aceito na Corporação; Batwoman mostrará como ela decidiu se tornar a heroína; Red Hood mostrará a 'ressurreição' do Jason Todd; Aves de Rapina é do surgimento do grupo.

    Não pude dixar de rir do seu comentário sobre a anatomia 'à la Liefeld' kkkkk
    Estou bastante ansiosa para ler as edições zero.

    ResponderExcluir
  2. "Particularmente, seja nessa edição ou adiante, espero que ela ganhe o destaque que merece como a verdadeira e eterna alma gêmea de Bruce Wayne. "

    É isso aí.
    No Batman for you, Talia Bitch Al Ghul!

    ResponderExcluir