20.6.12

Especial Batman




Criado em 1939 por Bob Kane, com um visual e personalidade sombrios que eram um diferencial na época, o Batman até hoje é um dos heróis mais icônicos e amados de todos. Nos mais de setenta anos desde sua criação, o personagem já teve várias adaptações para as mais diversas mídias, incluindo televisão, cinema, videogames e, é claro, uma enorme quantidade de graphic novels e sagas nos quadrinhos.

Nas últimas décadas, após os dois filmes de qualidade duvidosa dirigidos por Joel Schumacher, sendo o último um fracasso de bilheteria e crítica, a impressão que se tinha era de que as encarnações do Homem-Morcego no cinema estariam encerradas. Felizmente, em 2005 o personagem teve uma nova chance na tela grande com o filme Batman Begins, dirigido por Christopher Nolan. Retomando o tom sombrio e realista que havia se perdido nas duas adaptações anteriores, além de contar com um ótimo elenco, o filme foi um grande sucesso. Em 2008, foi lançada a continuação da saga iniciada por Nolan, o longa-metragem Cavaleiro Das Trevas (The Dark Knight), tendo alcançado níveis de sucesso de crítica e público ainda maiores que seu antecessor. E agora, em julho de 2012, está marcada a estreia do filme que fechará a nova trilogia: o aguardado Cavaleiro Das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises).

Até a data de estreia do filme no Brasil, marcada para o dia 27 de julho, a equipe do Blaster Lizard fará um especial focado no universo do Batman. Nesta página, você encontrará todas postagens feitas relacionadas com o especial. Fique ligado, pois estamos sempre atualizando!
è  
     -> Filmes e Animações:
       
     -> HQs
     - >Jogos

BATMAN: RESSURGIDO!
 por EL AMANTE FELINO

 
Em 1989, Tim Burton deu vida à lenda dos quadrinhos com o sublime "Batman", filme que o levou à fama e definiu parte da essência que conhecemos do Cavaleiro das Trevas, que ganhou uma excelente sequência em 1992, ainda mais sombria que a obra original; "Batman: O Retorno" (Batman Returns). Tim Burton estabeleceu padrões únicos para seus filmes, como o Batman de Michael Keaton, que ao contrário do conhecido nos quadrinhos, mata seus inimigos sem piedade (o que nos leva a perguntar se a criação do Coringa no filme de 89 fora um acidente, ou se o Cruzado de Capa deixara Jack Napier cair no tanque de dejetos químicos propositalmente), ou até mesmo a inesquecível Mulher-Gato esquizofrênica e bipolar de Michelle Pfeiffer. O fato é que todos os personagens desenvolvidos nos dois filmes de Tim Burton foram extremamente marcantes para quem teve o prazer de conhecê-los, e todos muito bem estruturados. 

Mas, em 1995, Joel Schumacher começou com a decadência do personagem nos cinemas com seu carnavalesco "Batman Eternamente" (Batman Forever). Por mais que o filme de Schumacher tenha rendido alguns bons personagens, como a Dra. Chase Meridian, interpretada por Nicole Kidman, ou o Robin de Chris O'Donell, quem realmente acabou tornando "Batman Eternamente" assistível foram estes dois: Tommy Lee Jones e Jim Carrey. Respectivamente interpretando Duas-Caras e Charada, a dupla consegue arrancar risadas do espectador por toda a duração do filme, fazendo dele divertido, afinal de contas.

Em 1997, entretanto, Schumacher afundou a franquia mais lucrativa da DC Comics nos cinemas de vez com o fiasco "Batman & Robin". A interpretação de George Clooney como Batman consegue ser inferior à inexpressiva (pra dizer no mínimo) de Val Kilmer no filme anterior, além dos visuais alcançarem o ápice da extravagância e as demais atuações beirarem o humor pastelão (da-lhe Arnold Schwarzenegger fazendo piadinhas sobre frio a cada 15 minutos), e o desnecessário acréscimo da Batgirl à trama, que aqui é sobrinha do mordomo Alfred Pennyworth, e não filha do Comissário Gordon. Por falar em Alfred, palmas para Michael Gough, que suportou ficar na franquia moribunda após a saída de Tim Burton e manteve uma ótima atuação, mostrando que ao contrário dos outros, ainda levava seu personagem a sério. Parabéns, Michael Gough, o mais marcante Alfred da história de Batman nos cinemas.

Joel Schumacher planejava levar a série adiante com "Batman Triumphant", que contaria com o retorno de George Clooney como Batman e o de Jack Nicholson como o Coringa. Na história, Harley Quinn apareceria como filha do Coringa, querendo se vingar do Batman por ter matado seu pai (e nessas horas você lembra que os Batmen de Burton e Schumacher são uma franquia só...), contando também com a presença do Espantalho, que segundo rumores, seria interpretado por Jeff Goldblum. O Coringa de Nicholson voltaria através de uma ilusão criada pelo Espantalho na cabeça do Batman, com uma toxina. Apesar de admitir que eu fiquei curioso para ver como esse filme teria saído após ler sobre, "Batman Triumphant" foi, felizmente, cancelado, devido ao enorme fracasso de "Batman & Robin". A única coisa positiva que podemos nos lembrar do legado do Batman de Joel Schumacher é a trilha sonora de Jerry Goldsmith, que apesar de estar longe de superar a composta por Danny Elfman para os filmes de Burton, fora excelente.

Eis que, em 2005, Christopher Nolan surgiu com seu "Batman Begins" e instalou um novo padrão para o personagem nos cinemas. Baseado na graphic novel "Batman: Ano Um", de Frank Miller, "Batman Begins" explorou um ponto nunca vasculhado antes no Batman cinematográfico: Sua origem. Como contar a história do Cavaleiro das Trevas no cinema, desde a morte de seus pais? Para tal, Nolan estabeleceu uma temática importante: O medo. Para explorar tal tema, a ilusão e a teatralidade seriam usadas. A fórmula deu muito certo, e tivemos um filme de Batman que beirava a perfeição. 

Em 2008, veio "O Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight), sequência que redefiniu Batman para sempre - não só nos cinemas. O Coringa sombrio e esquizofrênico de Heath Ledger não pode ser esquecido, pois além da representação grandiosa do jovem ator embasada nas versões mais obscuras do personagem ("Asilo Arkham"; de Grant Morrison e "Coringa"; de Brian Azzarello, são alguns bons exemplos), o vilão era a chave para desencadear a temática do filme: O caos, que viria a ser explorado com fogo. "O Cavaleiro das Trevas" não se tornou apenas a melhor adaptação de quadrinhos de todos tempos, mas ainda é considerado um dos melhores filmes já feitos na história.

E agora, Christopher Nolan está para encerrar sua trilogia, que vem sido divulgada como "A Lenda do Cavaleiro das Trevas", com o vindouro "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises), que contará com a presença do controvérsio vilão Bane (que já apareceu como um capanga monossilábico da Hera Venenosa em "Batman & Robin") e da Mulher-Gato, interpretados respectivamente por Tom Hardy e Anne Hathaway. Tanto Bane quanto a Mulher-Gato serão explorados de formas totalmente diferentes das já feitas nos filmes de Burton e Schumacher, e o filme em si, irá utilizar como temática a dor, usando a destruição como forma de exploração. Muitos dizem que Bane quebrará a coluna de Batman no filme, como em "A Queda do Morcego" (Knightfall), mas pessoalmente, eu duvido que isso venha a realmente acontecer. Uma coisa que o senhor Christopher Nolan sabe fazer muitíssimo bem, além de filmes, é guardar segredos. Por mais que já tenham sido lançados vários trailers e TV Spots para o novo filme, ele permanece totalmente imprevisível. Abaixo seguem os trailers já lançados.








0 comentários:

Postar um comentário