17.7.12

Análise - Batman: Vitória Sombria

"Eu fiz uma promessa aos meus pais de que livraria a cidade do mal que ceifou suas vidas. Isso não mudou. Só que agora...
...eu não estou mais sozinho."



Publicada em uma minissérie de sete partes em 1999, Batman: Vitória Sombria (Batman: Dark Victory) é mais um trabalho da dupla Jeph Loeb, roteirista, e Tim Sale, desenhista. É essencialmente uma continuação da trama iniciada na obra O Longo Dia Das Bruxas, mostrando sobretudo as consequências dos eventos acontecidos nela.

Alguns meses após a suposta captura do serial-killer Feriado, novos e misteriosos assassinatos começam a acontecer, tendo como vítimas por enforcamento membros da força policial que em algum momento já estiveram envolvidos com o ex-promotor Harvey Dent. Ao mesmo tempo, as famílias mafiosas de Gotham intensificam suas disputas e Sofia 'Gigante' Falcone se engaja em uma cruzada em busca de vingança. 


Batman, por mais que tente esconder, encontra-se com o psicológico muito abalado. Ele acredita que se houvesse confiado seu segredo a Dent, talvez pudesse ter evitado que ele se tornasse um vilão já que saberia que tem um aliado em quem confiar. A culpa lhe pesa muito, e cada vez mais ele se afasta de sua persona Bruce Wayne e das pessoas importantes em sua vida, como Jim Gordon e Selina Kyle.

Mas o principal ponto da história é mostrar a origem de Robin, Dick Grayson. Após ver os pais morrerem em um 'acidente' forjado durante uma apresentação no Circo Haly, o pequeno acrobata é adotado por Bruce, que se indentificou por ter vivenciado trauma semelhante. Enraivecido pela dor da perda, o garoto decide ir atrás do homem que ele acredita ter sido responsável pela morte de sua família, mas apesar de ser um excelente acrobata, sua inexperiência em combate quase lhe custou a vida. Batman então, compreendendo melhor do que ninguém o desejo do garoto de encontrar o assassino, decide treiná-lo para evitar que corra riscos desnecessários. E mais importante ainda: revela sua verdadeira identidade. Ciente do que o ódio e vingança são capazes de fazer com alguém, o Homem-Morcego vê em Dick a chance de, em suas próprias palavras, "ajudá-lo a lidar com sua perda...e guiá-lo para que se torne um homem melhor".


A arte de Sale mais uma vez adequa-se perfeitamente ao clima proposto pelo enredo e aproveito para destacar o brilhantismo de composição na edição #5 - Órfãos, na qual vemos em certo ponto um paralelo muito bem bolado entre Dick e um flashback de Bruce, ambos ainda abalados pela morte de seus entes queridos. Embora essa obra não tenha atingido o nível de excelência de O Longo Dia Das Bruxas, talvez até mesmo pelo fato de depender desta leitura anterior, ainda assim é uma história essencial para fãs de Batman e quadrinhos em geral.



- Laís

0 comentários:

Postar um comentário