15.7.12

Bollywood consegue de forma genial, através de 'Quem Quer ser um Milionário' mostrar a vida sofrida dos indianos em uma oportunidade única que envolve romance, tristeza, drama e muita ação em um mundo de pura pobreza.



CRÍTICA
com spoilers

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO
blaster lizard recomenda
 

Todos já sabem que Bollywood é a indústria cinematográfica mais eficiente e mais conhecida em todo mundo. A VERDADEIRA e eficaz indústria indiana de todo tipo de filme que você pode imaginar. O seu nível de sucesso é conhecido mundialmente, até mesmo pelos Estados Unidos, que se envolveu com ela para criar este explêndido filme na qual eu irei criticar em breve.

Bollywood se deu a origem com a junção de Bombaim, que é o nome da cidade indiana onde se localiza a indústria e Hollywood, que é o nome de outra indústria de cinema, porém estadunidense, localizada na Califórnia. Bollywood é uma área de trabalho intensa e que rende um belíssimo lucro per filme já que é a indústria de maior sucesso em todo o mundo, produzindo cerca de 200 filmes por ano para mais (este número foi contado no ano de 1930, hoje em dia ela produz até 3 vezes mais que isso.

Enfim... Vamos começar esta crítica logo de uma vez. Quem quer ser um Milionário (Slumdog Millionaire, 2010) é um filme bollywoodiano e hollywoodiano que para os menos interessados no mercado do cinema, venceu o oscar de melhor filme, além de outros muitos prêmios, como melhor diretor, melhor roteiro, melhor trilha sonora original e canção original etc. Eu pude assistir ele logo quando chegou para DVD, pois não tive a oportunidade de vê-lo no cinema. E já pensava em fazer a crítica deste filme há um bom tempo, e depois de assistir ao filme outra vez a poucos dias atrás e ver que o El Amante Felino o mencionou em sua crítica para o The Dark Knight já me convenceu para fazer minha resenha sobre o mesmo.

Quem quer ser um Milionário é com todíssima certeza o filme de maior investimento que já vi por parte da Índia, afinal, seu sucesso é respectivamente adquirido através de filmes de pouca produção, efeito e investimento em geral. Mas quando os EUA entraram no meio, um pouquinho mais de dinheiro entrou no meio, dando um investimento total bolado de 15 milhões de dólares e uma receita de 378 milhões aprox.

Com uma boa direção de Danny Boyle e roteiro de Simon Beaufoy, Slumdog Millionaire é baseado na novel de Vikas Swarup, que conta a história de um indiano que acaba participando de um super mega master blaster conhecido e famoso quiz show da Índia. Coencidentemente, todas as perguntas que lhe aparecem remetem em acontecimentos estranhos e muitos deles curiosos sobre sua vida passada e até então um presente explorado por problemas familiares que foram afetados por diversas coisas, envolvendo facções criminosas, a morte de seus pais e todo o sofrimento causado por um amor desaparecido.

Jamal Malik (Dev Patel, Tanay Hemand e Ayush Makesh Khedekar), o envolvido com tudo isso, é um protagonista que consegue ser super bem explorado durante as três épocas em que o filme se passa, remetendo os três atores citados anteriormente, junto com seu irmão Salim Malik (Azharuddin Mohammed, Ashutosh Lobo) e o amor perdido Latika (Freida Pinto, Tanvi Ganesh)







O filme acaba não deixando desejar no desenvolvimento de nenhum dos protagonistas ou dos antagonistas. A história também é explicada muito bem nas deixas que o filme dá pelas perguntas do apresentador do programa 'Quem quer ser um milionário?' Prem (Anil Kapoor), que também é um personagem um tanto curioso na série, as vezes nos fazendo pensar que está do lado de Jamal, e as vezes não.

A trilha sonora é fantástica, principalmente o tema principal do filme, que teve um clipe regravado pelas belíssimas Pusscat Dolls com o músico original da música Rahman, que compôs o hit Jai Ho, para o filme, que toca nos créditos da fita, seguido de uma ótima coreografia dançada por todo o elenco, na sua melhor performance.

A fotografia do filme segue de várias formas. Uma delas é tingida com um sépia fraco, que acompanha o clima quente e as vias claustrofóbicas das favelas e abafados pelo calor e pela areia de Mumbai, a outra fotografia é mais colorida, usada mais a noite ou nos interiores, principalmente quando os personagens já são adultos, como o reecontro de Jamal e Latika, ou durante o programa de Jamal Malik em busca de sua fortuna. De qualquer forma, a fotografia não prejudica em nada o filme.

A tentativa de hollywoodizar um filme bollywoodiano foi boa, mas não deu tão certo assim. O filme parece querer parecer sempre americano demais. Eu sei bem disso porque vi vários filmes bollywoodianos, até mesmo algumas paródias bollywoodianas e sei que o filme, se fosse 100% desenvolvido pelos indianos. jamais tomaria o mesmo rumo que tomou o original. Isso afeta aquele toque que um filme estrangeiro daria inicialmente. De qualquer forma, o filme é ótimo!

Creio que não achei defeito algum neste filme, além dos mínimos defeitos, como a má exploração da infância de Latika e de tudo que sofreu nas mãos dos 'exploradores indianos' e também alguns erros de continuação. Mas fora esses erros bobos, é um ótimo filme e mereçeu muito, em minha opinião, ganhar o oscar de melhor filme! Recomendadíssimo!

NOTA: ●    (5/5) - Imperdível
D: Estava escrito

1 comentários:

  1. Comentário muito bom, com muitos detalhes e imparcial!

    E aproveitamos também para dar uma boa notícia para o público brasileiro.

    Finalmente uma distribuidora brasileira vai exibir filmes indianos, a nível nacional. O primeiro filme será FANAA e a estreia será no dia 24 de agosto.

    O filme será exibido em, pelo menos 9 estados e no Distrito Federal (continuamos a negociar mais salas em outros estados) em grandes redes de cinema nos principais shopping centers.

    Mais informações podem ser encontradas nos sites:

    http://www.bollywoodfilmes.com.br

    http://www.fanaaofilme.com.br

    facebook: bollywoodfilmes

    facebook: fanaaofilme

    Contamos com os amantes de bom cinema, para fazermos de FANAA um sucesso e o primeiro de muitos!

    Obrigado

    ResponderExcluir