15.7.12

"Eu sou a vingança, eu sou a noite...

... eu sou o Batman!"

GABRIEL A. PEREIRA apresenta
BATMAN: A MÁSCARA DO FANTASMA

Contemplado por muitos como o melhor filme do Batman já feito, "A Máscara do Fantasma" é um longa animado de 1993 derivado da premiada série animada do Homem-Morcego lançada um ano antes. Na história, Batman tem que lidar com os assassinatos esquematizados de chefões do crime por uma entidade desconhecida, enquanto a mídia culpa o Cavaleiro das Trevas pelos homicídios. Ao mesmo tempo que investiga esse novo inimigo, Batman se depara com o retorno de um antigo amor de Bruce Wayne, Andrea Beaumont.

Começando pela parte técnica da fita, a animação é ótima e dispensando efeitos tridimensionais que passaram a ser bastante usados depois da foderosa série animada do Homem-Aranha de 1994 (que, por sinal, foi claramente feita em contraponto ao sucesso do desenho do Morcegão), ainda é a melhor técnica de animação já usada pela DC Comics

A trilha sonora, de Shirley Walker, dispensa o riff clássico de Danny Elfman para o filme de Tim Burton, bastante usado pela compositora em seu trabalho na trilha da série animada do Batman, e se concentra no ainda mais sombrio arranjo composto pela mesma. Não que a música de Walker supere a de Elfman, mas é de fato muito mais sombria.

O roteiro intercala entre os acontecimentos presentes de Gotham e o passado de Bruce Wayne, quando o mesmo estava para iniciar sua carreira como vigilante mascarado, e quando conheceu seu interesse amoroso. Devo dizer que Andrea Beaumont é, além da Mulher-Gato, o único par romântico digno do Batman (isso mesmo, Talia Al Ghul é só uma boqueteira de quinta categoria). Com uma excelente química entre os dois carismáticos personagens, a história de amor quase paralela à trama principal se torna tão interessante quanto esta. Para alguns, talvez até mais.

A dublagem clássica da série animada está de volta neste filme, tanto a original quanto a nacional, e ambas são excelentes. Depois de jogar muito "Batman: Arkham Asylum" e sua sequência, é bastante nostálgico ouvir Kevin Conroy e Mark Hamill respectivamente como Batman e Coringa. Dana Delany também deixa sua marca dublando Andrea Beaumont.

O grande foco do longa, que dá certo, são os personagens. O passado de Bruce e o modo como a perda de seus pais o influencia é representado de forma que jamais vimos num filme do Morcego até agora, e esse é um ponto vital no filme: a paternidade. Os pais de Andrea também são retratados de forma importante, tornando-os personagens essenciais para o desenrolar do enredo.

Crítica curta denovo? ÉÉÉÉ, acho que estou perdendo o talento de encher linguiça, mas enfim, é isso aí. "A Máscara do Fantasma" é, acima de tudo, um filme romântico, e uma das melhores histórias de amor que eu já assisti. Se é, de fato, o melhor filme do Batman? Era, até o senhor Christopher Nolan surgir com seu Batman... ressurgido. Nossa, como eu mando bem nos trocadilhos.

Nota: 10,0

0 comentários:

Postar um comentário