22.8.12

FALL OF CYBERTRON: Uma guerra onde todos perdem...



Transformers: Fall of Cybertron
Por K. Valente

Após o sucesso do lançamento “Transformers: War of Cybertron”, a High Moon em parceria com os direitos da Hasbro  e publicação pela Activision iniciou o projeto para uma sequencia direta da aventura iniciada no primeiro título da série. E, cavalheiros, considero esse um jogo diretamente capacitado a competir nas altas categorias do “Spike Video Game Awards”. Disponível para Xbox 360, Playstation 3 e Microsoft Windows.
Sempre que coloco os jogos dessa série no Xbox 360, me pergunto com Michael Bay e sua produção milionária conseguiram errar tanto na franquia cinematográfica. Se o enredo dessa série não é impecável, chega muito perto disso. Vemos a melhor adaptação da franquia iniciada de um modo menor promissor com o lançamento de uma linha de brinquedos, seguida de uma série animada que foi o ponto alto da infância de toda uma geração.

A jogabilidade é prática e fluída, utilizando como base a engine Unreal, que vem acompanhando diversos ótimos jogos dessa geração (leia-se Assassin’s Creed e Batman: Arkham Asylum e City). Essencialmente, Fall of Cybertron é um jogo de guerra. O foco é a troca de tiros em terceira pessoa, as batalhas em campo fechado ou aberto, buscando seja território ou simplesmente defender a própria sobrevivência. Diferentemente do primeiro jogo da série, dessa vez não é mais possível alternar entre personagens, sendo que o menu da missão permitia escolher um entre três jogáveis. De início, achei isso um ponto criticamente fraco, mas ao começar a jogar compreendi o objetivo. Limitar as missões a um personagem específico, permite diretamente a exploração ao máximo das capacidades e habilidades de cada. Por exemplo, Optimus Prime, e apenas ele é o principal Autobot que luta em campo aberto, e suas missões parecem verdadeiras zonas de guerra. Compensando o fato de não poder alternar entre o personagem, surgem os reforços durante as missões.  Por exemplo, enquanto marcha com Optimus defendendo o quartel general Autobot e a nave que os salvará de Cybertron, você recebe suporte de diversos Autobots no decorrer da missão, seja te auxiliando em zonas de tiro, defendendo alvos, ou, no caso o Metalplex, marcando alvos para seguinte bombardeio.
O combate se baseia dessa vez em quatro equipamentos: uma arma de fogo leve, uma arma pesada e dois equipamentos à sua escolha. As armas e equipamentos podem ser alternados, e nesse capítulo da série, é possível comprar novos itens, armas e upgrades através das centrais que encontrará durante as missões. Complementando, surge o ataque corpo-a-corpo, basicamente igual para todos e baseado num ataque com lâmina. O modo veículo é rápido e útil, uma vez que dessa forma a cobertura blindada de cada Transformer reduz drasticamente os danos que receberia. Sim, cavalheiros, estratégia. Como disse acima, as habilidades de cada personagem são exploradas ao máximo, e cada um possui uma habilidade especial. Optimus é forte fisicamente, embora acabe sofrendo por sua envergadura quanto a velocidade, ele marca alvos para bombardeio; Cliffjumper, pequeno e veloz, é versátil em espionagem com sua habilidade em ficar invisível por tempo limitado; Jazz, rápido e maleável, utiliza um arpão para alcançar lugares mais altos.  

Indo além, uma sequencia de missões será realizada com o uso dos Combaticons, um grupo de elite formado por Decepticons militares. Essas missões são coroadas com a possibilidade de realizar um desejo que existe há muito tempo, e para muitos fans da série: jogar com Bruticus. A versão combinada dos Combaticons é de longe o mais poderoso personagem que o jogador poderá assumir, e seu vasto poder de fogo torna a missão onde o controla extremamente divertida. Apesar da perda de velocidade devido ao tamanho, ele é basicamente intocável.
Por fim, outro ponto alto do jogo vem através de Grimlock, o tiranossauro, e sua capacidade de se transformar através do acumulo de raiva (rage).

O visual e gráficos receberam certas modificações. A qualidade gráfica, como em quase todas as sequencias em jogos, recebeu uma leve melhora. Os cenários focados numa Cybertron devastada pela guerra estão impecáveis, apresentando perfeitamente a civilização avançada que dá nome ao jogo. Seu planetário, apresentado na missão com Cliffjumper gera uma certa nostalgia, num momento onde somos apresentados ao nosso próprio sistema solar, que seria o próximo ponto de exploração, uma vez que Cybertron foi condenada. O visual dos personagens recebeu uma leve modificação, e isso pode ser facilmente notado ao olhar para o Optimus. Não apenas ele, mas outros personagens também receberam uma modificação na distribuição de massa e densidade dos membros, apresentando um visual com maior ênfase de gladiador, para combates mais intensos em momentos de necessidade, no caso, de um planeta em guerra. Não apenas nos personagens, o visual das armas sofreu modificações, refinando sua aparência e permitindo um controle de disparos mais fluído.


Não costumo utilizar a Xbox Live, mas o modo multiplayer desse jogo apresenta o centro das DLC’s lançadas e ainda agendadas. Os modos jogados na Live comportarão modo de sobrevivência e combate, com diversos personagens não presentes no modo campanha, como o restante dos Dinobots e outros personagens, como Perceptor, Ultra Magnus, Blast Off, Wheeljack e Zeta Prime. Além deles, teremos skins baseadas na versão G1 e G2 de alguns personagens, em outras palavras, o visual clássico deles. Por fim, a grande novidade é a possibilidade de criar o próprio Transformer para esse tipo de missão, escolhendo entre quatro classes diferentes e centenas de peças para compor o personagem. Seja online ou offline, a diversão é garantida.

Em resumo, Fall of Cybertron foi um dos lançamentos de 2012 que mais me divertiu, e pelo Metacritic em 80% de aprovação, vejo que não foi só a mim que a Activision agradou. Pode não ser o melhor jogo do ano, mas com toda certeza é um dos mais completos, nostálgicos e interessantes. E agora? “Vida longa a Megatron” ou “Liberdade é um direito de todos”?

Nota: 9,0 

0 comentários:

Postar um comentário